@Municipio de Marco de Canaveses
MARCO DE CANAVESES: ESPAÇO MÓVEL DO CIDADÃO E BIBLIOTECA ITINERANTE ARRANCOU EM TABUADO
@Municipio de Marco de Canaveses
BAIÃO REFORÇA A AGENDA DE EVENTOS EM 2025
Festivais gastronómicos (Fumeiro e Anho Assado), Revolução Grisalha, Achego, Poesia a Copo, Rali Terras d'Aboboreira e a atividade cultural do MAAC (Mosteiro de Ancede) destacam-se numa extensa agenda que pretende atrair mais visitantes ao território, que no ano passado recebeu muitos milhares de pessoas ao longo do ano.
@Município de Baião
MARCO DE CANAVESES organizou a segunda edição do FESTIVAL RAÍZES
Concerto dos ANDARILHOS animou a primeira noite (vídeo)
EM ALPENDORADA - 11-12-13 OUTUBRO
Município do Marco de Canaveses
MAIS DE 700 ALUNOS CELEBRAM DIA DA ÁRVORE NA SERRA DA ABOBOREIRA
- Iniciativa da Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT)
CELORICO DE BASTO: Festival Internacional das Camélias atrai milhares de pessoas
- Desfile de dezenas de grupos na praça principal da vila. Batalha de flores no final
– Milhares de pessoas assistiram ao espetáculo
MARCO DE CANAVESES: “Requalificação da Casa dos Arcos” - Centro Interpretativo do Vinho Verde
- Assinatura Pública do Auto de Consignação ocorreu na quarta-feira, 6 de março e a obra deverá estar concluída em cerca de 18 meses.
#casadosarcos #marcodecanaveses #casadovinhoverde #RotadosvinhosdoMarco
Vídeo com declarações de PAULO PEREIRA - Presidente da CM de Baião e de JOSÉ LIMA - Vereador e Responsável da Organização da Feira, que garante que há empresários a viver "exclusivamente do fumeiro".
#fumeiro #Baião #feiradofumeiro #economialocal #produtoslocais
Município de Baião
A edição de 2024 da FEIRA DO FUMEIRO, DO COZIDO À PORTUGUESA E DOS VINHOS DE BAIÃO abriu na sexta-feira à tarde com os expositores habituais e com dois restaurantes.
Fumeiro variado, compotas e outros produtos locais, além de alguns produtores de vinho do concelho, estiveram presentes.
O evento termina domingo, 3 de março, no final da tarde.
AUTARCAS DO DOURO TÂMEGA E SOUSA ENTUSIASMADOS COM A PRESENÇA NA BTL
– 𝐒𝐞 𝐪𝐮𝐞𝐫 𝐜𝐨𝐧𝐡𝐞𝐜𝐞𝐫 𝐨 𝐭𝐞𝐫𝐫𝐢𝐭𝐨́𝐫𝐢𝐨 𝐚𝐢𝐧𝐝𝐚 𝐩𝐨𝐝𝐞 𝐯𝐢𝐬𝐢𝐭𝐚𝐫 𝐨 𝐬𝐭𝐚𝐧𝐝 𝐞𝐬𝐭𝐞 𝐬𝐚́𝐛𝐚𝐝𝐨 (𝐚𝐭𝐞́ 𝟐𝟑:𝟎𝟎) 𝐨𝐮 𝐧𝐨 𝐝𝐨𝐦𝐢𝐧𝐠𝐨, 𝐝𝐚𝐬 𝟏𝟐:𝟎𝟎 𝐚̀𝐬 𝟐𝟎:𝟎𝟎
Os autarcas do Douro Tâmega e Sousa mostraram-se muito entusiasmados com o novo figurino que a Comunidade Intermunicipal (CIM) desenvolveu para a presença na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) de 2024.
O stand próprio e de grandes dimensões não passa despercebido ao público e até aos visitantes profissionais, como se pôde constatar logo no dia inaugural.
Está localizado no centro do Pavilhão 2, numa zona de passagem obrigatória entre pavilhões e essa posição confere-lhe uma presença privilegiada.
Naturalmente, os autarcas do território – nos depoimentos que mostramos em vídeo falta Amarante, que não esteve no primeiro dia – estão muito satisfeitos com esta presença na BTL e confiantes que os efeitos desta divulgação na capital do país vai levar mais visitantes ao Douro Tâmega e Sousa - turistas e até grupos organizados - sobretudo nas áreas mais apelativas, de que são exemplo a Rota do Românico e o Turismo de Natureza.
#DouroTâmegaeSousa #CIMdoTamegaeSousa #turismo #natureza
– Certame abre ao público de sexta-feira a domingo
O dia inaugural da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2024 trouxe a novidade de apresentar a região do Douro, Tâmega e Sousa com outra projeção neste certame, que decorre até domingo, em Lisboa. Esta é a maior feira de turismo a nível nacional e o território do Douro Tâmega e Sousa aproveitou esta mostra para potenciar os seus maiores valores.
Esta é a oitava participação desta região na BTL, mas a primeira em que está presente com um stand em nome próprio, que lhe confere uma visibilidade incomparável.
A Rota do Românico, produto turístico e cultural que reúne 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos pelos municípios desta região, volta a ser a entidade convidada do stand do Douro, Tâmega e Sousa.
Esta participação constitui mais um marco para promover de uma forma conjunta a oferta turística do destino Douro, Tâmega e Sousa junto de operadores e profissionais do setor, considerado estratégico para o desenvolvimento desta região, mas também dos milhares de turistas e visitantes que anualmente passam pela feira.
O stand do Douro, Tâmega e Sousa está localizado na área central do Pavilhão 2, um ponto de passagem obrigatório entre pavilhões.
MARCO DE CANAVESES: Inauguração do Museu CARMEN MIRANDA
[1909-2024]
– Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, inaugurou equipamento cultural no dia dos 115 anos do nascimento da artista
[vídeo do evento]
FELGUEIRAS: Novo espaço de cultura: "Passado, Presente e Futuro”
- Abriu na sexta-feira o novo edifício que mostra a identidade do Município de Felgueiras
- No sábado à noite reabriu a Casa das Artes com um concerto de Luís Trigacheiro
[vídeo da cerimónia]
Município de Felgueiras
#felgueiras #cultura
REGULAMENTO DE GESTÃO DA PAISAGEM DA ABOBOREIRA
ESTÁ EM DISCUSSÃO PÚBLICA ATÉ 7 DE MARÇO
Durante cerca de 40 dias – até 7 de março – vai estar em discussão pública o projeto do Regulamento de Gestão da “Paisagem Protegida Regional da Serra da Aboboreira”, anunciou na quarta-feira a Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT).
O documento poderá ser consultado nas três câmaras municipais abrangidas – Amarante, Baião e Marco de Canaveses – e na sede da AMDT, em Amarante, mas sobretudo no portal Participa, onde devem ser deixados os contributos: https://participa.pt/pt/douroetamega
“Consumada a criação da Paisagem Protegida Regional da Serra da Aboboreira, e tendo em vista a adoção de medidas eficazes que permitam a manutenção e valorização da diversidade biológica e geológica, dos ecossistemas e dos seus serviços, e o caráter da paisagem, assim como a mitigação de fatores de risco, históricos e emergentes, a preservação e manutenção do património cultural e o envolvimento das populações locais na economia e gestão sustentável do território, importa agora proceder à aprovação do seu regulamento de gestão.”, refere a AM Douro e Tâmega e comunicado.
A associação de municípios que vai ser o órgão de gestão da serra da Aboboreira, declarada Paisagem Protegida em 2023, acrescenta que “o presente regulamento de gestão consiste no conjunto de regras que, em função da salvaguarda dos recursos e valores naturais e culturais, definem quais as ações permitidas, as ações condicionadas ao cumprimento de determinados parâmetros e condições nelas
estabelecidas e as ações interditas, e é elaborado nos termos do disposto no artigo 15.º do regime jurídico da conservação da natureza e da biodiversidade.”
– A inauguração das obras de Requalificação e Modernização da Escola Básica 2,3 de Alpendorada ocorreu a 11 de janeiro
𝗠𝗮𝗶𝘀 𝗱𝗲 𝟭𝟮𝟬𝟬 𝗮𝗹𝘂𝗻𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗔𝗺𝗮𝗿𝗮𝗻𝘁𝗲, 𝗕𝗮𝗶𝗮̃𝗼 𝗲 𝗠𝗮𝗿𝗰𝗼 𝗱𝗲 𝗖𝗮𝗻𝗮𝘃𝗲𝘀𝗲𝘀 𝗿𝗲𝗰𝗲𝗯𝗲𝗺 𝗺𝗮𝗻𝘂𝗮𝗶𝘀 𝗲𝘀𝗰𝗼𝗹𝗮𝗿𝗲𝘀 𝗮𝗰𝗲𝗿𝗰𝗮 𝗱𝗮 𝗦𝗲𝗿𝗿𝗮 𝗱𝗮 𝗔𝗯𝗼𝗯𝗼𝗿𝗲𝗶𝗿𝗮
#serradaaboboreira #AMDT @Douro e Tâmega
A Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT) procedeu à distribuição dos Manuais Escolares do Projeto Pedagógico da Serra da Aboboreira a mais de 1200 alunos de Amarante, Baião e Marco de Canaveses, anunciou esta entidade que agrupa os três municípios abrangidos pela área de paisagem protegida da serra.
"Estes materiais escolares (nas imagens) resultam de uma iniciativa pioneira de sensibilização ambiental focada na juventude da região da Serra da Aboboreira por forma a que estes possam apreender mais sobre o seu património natural, cultural e paisagístico.
O grupo de trabalho da AMDT deslocou-se aos municípios de Amarante, Baião e Marco de Canaveses, municípios envolventes do projeto da Serra da Aboboreira, para entregar os materiais para que posteriormente possam ser entregues a todos os alunos do 1.º ciclo, 2.º ciclo e 3.º ciclo. No total, são abrangidos por esta oferta, 44 turmas de Amarante, Baião e Marco de Canaveses, para um total de 1240 alunos”, referiu a AMDT em comunicado.
Os alunos dos 6 aos 15 anos "são convidados a conhecer mais sobre o seu território e a desenvolver atividades relacionadas com a preservação ambiental, seja por meio de atividades nas escolas ou junto da família."
Cristina Vieira, Presidente do Conselho Diretivo da AMDT, refere que “é com grande satisfação que partilho a inovadora iniciativa de sensibilização ambiental centrada na notável Serra da Aboboreira, uma joia do nosso território. Este projeto, dedicado à educação e ao envolvimento dos jovens dos municípios de Amarante, Baião e Marco de Canaveses, não é apenas um compromisso com o meio ambiente, mas também um investimento no futuro sustentável da nossa comunidade. Através de parcerias estratégicas com agrupamentos escolares, estamos a dar vida a uma série de atividades educativas que prometem inspirar e capacitar a próxima geração a serem protetores conscientes do nosso património natural. Acredito firmemente que, ao nutrir esta ligação entre os jovens e o meio ambiente, estamos a semear as sementes de um futuro mais verde e próspero para todos nós”.
ESTE FIM DE SEMANA VÁ À GRALHEIRA, A ALDEIA DO PAI NATAL
– A aldeia da Gralheira, no concelho de Cinfães e em plena serra do Montemuro, volta a receber os visitantes no fim de semana de 16 e 17 de dezembro
– Em vídeo, os melhores momentos do primeiro fim de semana de festa
DOURO E TÂMEGA: TURISMO DE NATUREZA TEM NOVO VÍDEO
[Falado em PT e legendas em EN] - Vídeo em 4K
O novo projeto da Douro e Tâmega - Guided by Nature.pt - tem um novo vídeo, que foi apresentado em Celorico de Basto, no Auditório do Centro Cultural Prof. Dr. Marcelo Rebelo de Sousa.
#AMDT #Provere #turismo #douroetamega #turismodenatureza
𝐃𝐎𝐔𝐑𝐎 𝐄 𝐓𝐀̂𝐌𝐄𝐆𝐀: 𝐀𝐩𝐫𝐞𝐬𝐞𝐧𝐭𝐚𝐝𝐨 𝐨 𝐧𝐨𝐯𝐨 𝐩𝐫𝐨𝐣𝐞𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐭𝐮𝐫𝐢𝐬𝐦𝐨 𝐝𝐞 𝐧𝐚𝐭𝐮𝐫𝐞𝐳𝐚
- 𝐆𝐮𝐢𝐝𝐞𝐝 𝐛𝐲 𝐍𝐚𝐭𝐮𝐫𝐞.𝐩𝐭
O novo projeto da Douro e Tâmega - o Guided by Nature.pt - foi apresentado esta sexta-feira em Celorico de Basto, no Auditório do Centro Cultural Prof. Dr. Marcelo Rebelo de Sousa.
O Secretário-Geral da AMDT, Ricardo Magalhães, fez a apresentação do tema Turismo de Natureza e destacou o novo vídeo produzido para a região, que pode ser visionado no final da sua intervenção. [a partir de 16:10]
#AMDT #Provere #turismo #douroetamega #turismodenatureza
@Douro e Tâmega @Guided by Nature.pt @Verde Sentido
MARCO DE CANAVESES: Jornadas Municipais de Intervenção Social tiveram a presença da ministra
- Evento decorreu no Emergente Centro Cultural com a participação de Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social
– Requalificação da antiga ETAR era exigida há muitos anos em favor de melhor ambiente no perímetro urbano e sobretudo para recuperar o rio Galinhas.
[Vídeo]
A Câmara de Felgueiras apresentou um novo projeto para a Área de Acolhimento Empresarial de Barrancas, com a área estimada de 30 mil m2 e com previsão de operação em 2026.
Trata-se da empresa Coloplast, que fabrica produtos para os cuidados de ostomia e de continência, num investimento estimado de 100 milhões de euros e com a probabilidade de empregar até um milhar de trabalhadores.
Nuno Fonseca, presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, assinalou que “este é um investimento fundamental para o futuro dos Felgueirenses, fruto de uma aposta forte no desenvolvimento económico e social do concelho”, sendo "o maior investimento alguma vez feito no nosso concelho”.
[foto CM Felgueiras]
Militares do Regimento de Engenharia de Tancos já instalaram, com o apoio de trabalhadores camarários de Baião, uma ponte pedonal na Teixeira, União de Freguesias de Teixeira e Teixeiró, para mitigar os transtornos causados pelo corte da estrada municipal, que cedeu com o mau tempo em outubro.
Segundo a autarquia, o vice-presidente Filipe Fonseca "foi ao local inteirar-se da conclusão de trabalhos e sublinhou a celeridade do processo, frisando a garantia de todas as condições de segurança da nova travessia pedonal, assumida pelos responsáveis do Exército Português, que farão visitas regulares para monitorização das condições do equipamento".
[foto CM Baião]
O ex-jornalista da TSF Fernando Alves volta a colaborar com a Câmara de Baião para o regresso da tertúlia “Virar a Mesa do Avesso”, que se realiza a 17 e 18 de novembro. O evento terá lugar pela quarta vez mas tinha sido interrompido pela pandemia.
Segundo a autarquia, a literatura, a gastronomia e os vinhos vão conviver num evento em que os escritores Mónica Figueiredo e Guida Cândido "irão cozinhar a preceito as letras, as carnes, os legumes e os peixes" no Restaurante Tormes.
O escritor António Mota e e o jornalista António Catarino também participarão nas conversas à mesa.
Por sinal, a gestão do restaurante, instalado na Fundação Eça de Queiroz, anunciou há dias que encerra a 31 de dezembro a sua parceria com aquela entidade cultural, no final de um contrato com dez anos.
Os primeiros contratos no âmbito da Estratégia Local de Habitação de Celorico de Basto foram assinados esta semana, anunciou a Câmara de Celorico de Basto. As candidaturas foram submetidas e aprovadas pelo Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).
"Todas as candidaturas ao 1º Direito aprovadas até março de 2024 são financiadas a 100%, o que consubstancia na criação de condições habitacionais dignas para muitas famílias que de outra forma seriam difíceis de executar”, refere o Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, citado no comunicado da autarquia.
A mesma fonte sublinha que "as candidaturas são submetidas ao IHRU (Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana) e todas aquelas que forem aprovadas até março de 2024 são financiadas a 100%".
A autarquia de Celorico de Basto afirma ainda que no âmbito da Estratégia Local de Habitação "estão sinalizadas no concelho 432 habitações a ser intervencionadas (beneficiários diretos) cujos processos devem ser candidatados até março de 2024 e as obras concluídas até dezembro de 2026, ano de encerramento do PRR."
As escolas e recintos desportivos do Município de Cinfães vão ser dotadas de equipamentos de Desfibrilhação Automática Externa (DAE), anunciou a câmara municipal.
A primeira fase já proporcionou formação a 20 pessoas e espera-se que o programa formativo – que tem a colaboração do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) – atinja uma centena de formandos das várias áreas de ensino, desporto e associativo.
"Arrancou a 4 de novembro a formação no âmbito do programa de Desfibrilhação Automática Externa (DAE) no Concelho de Cinfães. Esta iniciativa surge através de um acordo entre a Câmara Municipal e o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa e é licenciada pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).", refere a nota da autarquia.
"O objetivo passa pela colocação de DAE em todas as escolas e recintos desportivos do Concelho, aumentando a probabilidade de sobrevivência e salvaguardando a qualidade de vida das pessoas que possam sofrer uma paragem cardiorrespiratória. Para já serão colocados 26 DAE nos vários equipamentos desportivos e escolas do Concelho, prevendo-se, numa segunda fase, alargar a medida a outros equipamentos municipais.
A formação decorreu no Pavilhão Municipal Armando Costa e arrancou com 20 formandos. No total serão abrangidas mais de 100 pessoas ligadas às escolas, à área desportiva e associações desportivas do Concelho."
A Engenharia Militar vai instalar uma ponte pedonal sobre a ribeira, em Teixeiró, na União de Freguesias de Teixeira e Teixeiró, onde o mau tempo provocou um desabamento e o corte de uma estrada, anunciou a Câmara de Baião.
Segundo o comunicado da autarquia, "a decisão [foi] tomada pelo município de Baião após uma reunião técnica que se seguiu à deslocação ao local do presidente da Câmara, Paulo Pereira."
O desabamento ocorrido em 19 de outubro é de tal ordem, como mostram as imagens, que não se antevê a reparação da estrada a curto prazo, pelo que a circulação automóvel entre as duas localidades – antigas freguesias autónomas antes da agregação – vai continuar suspensa.
“Uma decisão devidamente ponderada e sustentada, após avaliação técnica das opções que tínhamos em cima da mesa. Optámos por aquela que consideramos mais viável, quer pelas maiores garantias de segurança - para nós é fator principal -, aproveitando todo o know-how do nosso Exército, quer pelo acompanhamento contínuo que farão, quer, ainda, pela celeridade do processo”, refere o comunicado da autarquia. [imagens CM Baião]
A região do Douro, Tâmega e Sousa anunciou que vai participar na Fairway – Fórum do Caminho de Santiago, para promover o Caminho de Torres.
“É a segunda participação da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa naquele que é o único fórum de profissionais do Caminho de Santiago, que decorre esta semana, de 1 a 3 de novembro, no Palácio de Congressos e Exposições da Galiza, em Santiago de Compostela, Espanha”, refere o comunicado da instituição.
O Caminho de Torres “é um dos quatro itinerários jacobeus estruturados em Portugal e o único que atravessa este território” do Tâmega e Sousa.
Até domingo, a cidade de Penafiel continua a apreender e a escutar a voz de Miguel Esteves Cardoso, o homenageado deste ano do festival literário Escritaria.
Com a presença do escritor, foi esta sexta-feira apresentada a escultura na praça do Ponto C, momento que marca a passagem por Penafiel de todos os homenageados do festival literário.
MARCO DE CANAVESES
Nesta entrevista, a autarca de Marco de Canaveses explica o que está a ser feito nos setores da habitação – dezenas de casas estão em construção e outras planeadas, com um investimento de 16 milhões de euros até 2016, financiados na totalidade pelo PRR – do lazer e ambiente, na ampliação das redes de água e saneamento e em alguns projetos estruturantes a lançar em breve, nomeadamente a Casa do Vinho Verde e o Polo Criativo, Formação e Multiusos a desenvolver nas antigos instalações da Eletro Moagem do Marco.
#marcodecanaveses #entrevista #cristinavieira #habitacao #ambienteelazer #saude #desporto #educacao #turismo #aguaesaneamento #novosprojetos
Resultado de um protocolo entre o Município, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Santa Casa da Misericórdia do Marco de Canaveses e Agrupamento de Escolas N.º1 do Marco de Canaveses começou esta semana, em Marco de Canaveses, um Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) na área da Gerontologia.
A autarquia anunciou também que "uma Pós-Graduação em competências digitais e inteligência artificial será o próximo curso a iniciar no âmbito deste protocolo."
https://www.facebook.com/cmmarcodecanaveses/videos/24127875510161793
• 23 a 29 de outubro
O Escritaria 2023, festival literário que se realiza anualmente em Penafiel, vai homenagear Miguel Esteves Cardoso (MEC), de 23 a 29 de outubro.
Além do autor, estão convidados, segundo a organização, "vários elementos incontornáveis do panorama literário, artístico e da informação", nomeadamente 𝖱𝗎𝗂 𝖹𝗂𝗇𝗄, 𝖬𝖺𝗇𝗎𝖾𝗅 𝖥𝖺𝗅𝖼ã𝗈, 𝖵𝖺𝗅𝗍𝖾𝗋 𝖧𝗎𝗀𝗈 𝖬ã𝖾, 𝖡á𝗋𝖻𝖺𝗋𝖺 𝖱𝖾𝗂𝗌, 𝖲é𝗍𝗂𝗆𝖺 𝖫𝖾𝗀𝗂ã𝗈, 𝖱𝗂𝗍𝖺 𝖡𝗅𝖺𝗇𝖼𝗈, 𝖬𝖺𝗇𝗎𝖾𝗅 𝖲𝖾𝗋𝗋ã𝗈, 𝖩ú𝗅𝗂𝖺 𝖯𝗂𝗇𝗁𝖾𝗂𝗋𝗈 e 𝖬𝗂𝗀𝗎𝖾𝗅 Â𝗇𝗀𝖾𝗅𝗈, 𝖾𝗇𝗍𝗋𝖾 𝗈𝗎𝗍𝗋𝗈𝗌.
A organização do 𝖤𝗌𝖼𝗋𝗂𝗍𝖺𝗋𝗂𝖺 anunciou também 𝗎𝗆𝖺 “𝗇𝗈𝗂𝗍𝖾 𝖽𝖺 𝗆á-𝗅í𝗇𝗀𝗎𝖺” 𝖺𝗈 𝗏𝗂𝗏𝗈 𝖾𝗆 𝗁𝗈𝗆𝖾𝗇𝖺𝗀𝖾𝗆 𝖺o escritor.
O Município do Marco de Canaveses e a ACRIBAIMAR - Associação de Criadores de Gado Baião e Marco organizaram este sábado, 14 de outubro, a Feira do Gado e o Concurso de Bovinos 2023, tendo sido distribuídos mais de 11 mil euros em prémios monetários entre os produtores de gado.
O Município do Marco de Canaveses e a ACRIBAIMAR - Associação de Criadores de Gado Baião e Marco organizam este sábado, 14 de outubro, a Feira do Gado e Concurso de Bovinos 2023.
“Celebra-se não apenas a excelência das raças arouquesa e minhota, mas também o compromisso com os produtores locais”, refere um comunicado da autarquia.
O evento anual distribui cerca de 11 mil euros em prémios monetários entre os produtores de gado participantes no concurso.
Viana do Castelo viveu na quinta-feira, 17 de agosto, um dos momentos altos da Romaria da Agonia, um desfile que se realiza anualmente mas em 2023 bateu todos os recordes de participação de mulheres, trajadas a rigor: mais de 900 participaram no Desfile da Mordomia.
Muitos milhares de pessoas foram a Viana do Castelo ver o desfile, que durou quase duas horas, e percorreu as principais ruas e avenidas da cidade do Lima. [Veja a galeria de imagens]
"TERRITÓRIO ATRAI NOVOS INVESTIMENTOS" E ROTA DO ROMÂNICO VAI SER ALARGADA EM BREVE
- Declarações do Presidente da CIM, Pedro Machado, que está também convicto dos argumentos do território na atração de investimento.Telmo Pinto, Primeiro-Secretário da CIM do Tâmega e Sousa, fala sobre os investimentos previstos para a região.
Presidente do Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins, esteve no stand do Douro, Tâmega e Sousa e falou das excelentes perpetivas para o território e para o conjunto da região do Porto e Norte no corrente ano, depois de 2022 já ter sido melhor que o último ano pré-pandemia (2019).
Susana Alves, Coordenadora das áreas de turismo e economia da CIM do Tâmega e Sousa, explica a mudança de identidade e o que representa a nova marca do território – Douro Tâmega e Sousa.
“Onde inventa um país, inventa-se um futuro” é o novo slogan da região.
PATRIMÓNIO NATURAL DA SERRA DA ABOBOREIRA - 2 vídeos – Seminário sobre a Paisagem Protegida Regional – Baião, 02 fevereiro 2023
Organizado pela AMDT - ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DO DOURO E TÂMEGA
#AMDT #Baião #SerradaAboboreira #PatrimónioNatural Douro e Tâmega Serra da Aboboreira Cristina Vieira"A Câmara Municipal vai concessionar seis escolas primárias desativadas para atrair investimento paraCinfães e dinamizar económica e socialmente o Concelho. Está aberto, a partir do dia de hoje e pelo período de 40 dias consecutivos, o concurso público para a concessão de exploração dos edifícios das antigas escolas primárias de Alhões, Ameal, Escamarão, Pindelo, Ramires e Vila Chã.
A requalificação das instalações e equipamentos da Escola Básica de Penafiel Sul trouxe mais conforto à comunidade escolar que a integra.
Com o apoio comunitário, o Município de Penafiel conseguiu fazer a requalificação de uma escola com salas desconfortáveis e que tinha problemas graves de infiltrações.
O projeto incluiu novos pavimentos e coberturas, melhoria das condições térmicas da escola e salas mais confortáveis.
A Requalificação e Modernização da Escola Básica de Penafiel Sul é um dos projetos que integra o Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Tâmega e Sousa (PDCT do Tâmega e Sousa), um envelope financeiro de mais de 78 milhões de euros, destinado a apoiar, através dos fundos europeus, projetos públicos, sociais e empresariais que contribuam para o desenvolvimento, valorização e coesão deste território.
Firmado em 2016 pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa, e em vigor até ao final de 2023, o Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Tâmega e Sousa tem na educação uma das suas prioridades de investimento.
No total, foram apoiados mais de 400 projetos, dos quais mais de 160 são públicos, um investimento que ascende a mais de 55,6 milhões de euros de fundos comunitários.
A divulgação dos projetos do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Tâmega e Sousa é cofinanciada pelo POAT 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
A Obra Social e Cultural Sílvia Cardoso, em Paços de Ferreira, tem em funcionamento, há vários anos, um Centro de Atividades Ocupacionais para apoio a pessoas com deficiência.
A instituição há muito que ambicionava reabilitar a infraestrutura existente, adequando-a às necessidades de segurança, bem-estar e conforto dos seus utentes.
Com o apoio comunitário, foi construído um novo edifício que, além do ginásio polivalente, possui novos espaços para atividades lúdicas e pedagógicas.
O edifício foi ainda dotado de uma enfermaria, corredores adequados à circulação de cadeiras de rodas e uma garagem com ascensor para todos os pisos.
O novo centro de apoio à deficiência dispõe ainda de gabinetes de trabalho individual, possibilitando a melhoria da qualidade de vida e bem-estar dos jovens e adultos que o frequentam.
A reabilitação e requalificação do Centro de Apoio à Deficiência da Obra Social e Cultural Sílvia Cardoso, em Paços de Ferreira, é um dos projetos que integra o Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Tâmega e Sousa (PDCT do Tâmega e Sousa), um envelope financeiro de mais de 78 milhões de euros, destinado a apoiar, através dos fundos europeus, projetos públicos, sociais e empresariais que contribuam para o desenvolvimento, valorização e coesão deste território.
Firmado em 2016 pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa, e em vigor até ao final de 2023, o Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Tâmega e Sousa tem na inclusão social uma das suas prioridades de investimento.
No total, foram apoiados mais de 400 projetos, 50 dos quais do setor social, um investimento que ascende a mais de 8,5 milhões de euros de fundos comunitários.
A divulgação dos projetos do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Tâmega e Sousa é cofinanciada pelo POAT 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Melhorar as condições de educação e ensino em Penafiel é um dos principais objetivos do Município.
De acordo com Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, a Escola Secundária Joaquim de Araújo foi uma das escolas requalificadas no concelho, abrangendo os diversos edifícios, bem como a remodelação do pavilhão gimnodesportivo e a criação de um ginásio para atividades desportivas ou recreativas.
Com o apoio dos fundos europeus foi possível realizar várias melhorias na escola que trouxeram sobretudo mais conforto para alunos, docentes e funcionários.
A Requalificação da e Modernização da Escola Secundária Joaquim de Araújo, em Penafiel, é um dos projetos que integra o Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Tâmega e Sousa (PDCT do Tâmega e Sousa), um envelope financeiro de mais de 78 milhões de euros, destinado a apoiar, através dos fundos europeus, projetos públicos, sociais e empresariais que contribuam para o desenvolvimento, valorização e coesão deste território.
Firmado em 2016 pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa, e em vigor até ao final de 2023, o Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Tâmega e Sousa tem na educação uma das suas prioridades de investimento.
No total, foram apoiados mais de 400 projetos, dos quais mais de 160 são públicos, um investimento que ascende a mais de 55,6 milhões de euros de fundos comunitários.
A divulgação dos projetos do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Tâmega e Sousa é cofinanciada pelo POAT 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Com vistas privilegiadas em pleno Vale do Douro, a Quinta do Outeiro, localizada em Resende, queraumentar a sua oferta turística com a criação do Restaurante “Rocaille”.
Para o promotor Jonathan Rignall, administrador da Jonathan Tooley & Associados, S.A., proprietária da Quinta do Outeiro, este projeto pretender oferecer aos seus clientes novas experiências no que toca à gastronomia.
A escassez de turistas na região em época baixa fez a empresa recorrer ao apoio comunitário para criar o restaurante.
O Restaurante “Rocaille” é um dos projetos que integra o Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Tâmega e Sousa (PDCT do Tâmega e Sousa), um envelope financeiro de mais de 78 milhões de euros, destinado a apoiar, através dos fundos europeus, projetos públicos, sociais e empresariais que contribuam para o desenvolvimento, valorização e coesão deste território.
Firmado em 2016 pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa, e em vigor até ao final de 2023, o Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Tâmega e Sousa tem no apoio às empresas uma das suas prioridades de investimento.
No total, foram apoiados mais de 400 projetos, dos quais 190 são de empresas, um investimento que ascende a mais de 13,5 milhões de euros de fundos comunitários.
A divulgação dos projetos do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Tâmega e Sousa é cofinanciada pelo POAT 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Para criar um ambiente mais criativo e combater a desmotivação de alguns estudantes, o Municípiode Resende instalou uma Sala Educativa do Futuro no Centro Escolar de Resende.
Numa sala com várias tecnologias, esta medida tem como objetivo permitir que os alunosdesenvolvam estratégias de comunicação, que sejam criativos e trabalhem em equipa, como explica aVereadora da Educação da Câmara Municipal de Resende, Carla Costa.
Criar, investigar, desenvolver, apresentar, interagir e partilhar são os seis passos de aprendizagemutilizados nesta Sala do Futuro.
Para a autarquia, esta candidatura foi um passo importante na educação no Município de Resende.
A Sala Educativa do Futuro no Centro Escolar de Resende é uma das mais de 40 medidas educativas do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Tâmega e Sousa, que integra o Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Tâmega e Sousa (PDCT do Tâmega e Sousa), um envelope financeiro de mais de 78 milhões de euros, destinado a apoiar, através dos fundos europeus, projetos públicos, sociais e empresariais que contribuam para o desenvolvimento, valorização e coesão deste território.
Firmado em 2016 pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa, e em vigor até ao finalde 2023, o Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Tâmega e Sousa tem na educaçãouma das suas prioridades de investimento.
No total, foram apoiados mais de 400 projetos, dos quais mais de 160 são públicos, um investimentoque ascende a mais de 55,6 milhões de euros de fundos comunitários.
A divulgação dos projetos do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Tâmega e Sousaé cofinanciada pelo POAT 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – FundoEuropeu de Desenvolvimento Regional.
A Câmara de Baião anunciou na terça-feira um ciclo de Cinema de Manoel de Oliveira sobre o Douro, que constitui o “pontapé de saída” para o novo ciclo cultural que representa o Mosteiro de Santo André de Ancede, em fase final de requalificação.
O autarca de Baião, Paulo Pereira, salientou que se trata do “teaser” da programação que a autarquia pretende para aquele espaço arquitetónico e cultural e prometeu que a sua inauguração ocorrerá a meio do verão, talvez ainda em julho.
Com a participação do Turismo do Porto e Norte, que esteve representado pelo presidente da entidade, Luís Pedro Martins, foi anunciada programação diversa para os dias 6 a 8 de maio, que além da exibição de quatro filmes de Manoel de Oliveira é complementada com mostras culturais e artesanais, música, gastronomia e vinhos da região.
[Programação completa no vídeo] #MosteirodeAncede #Baião #Cultura Município de Baião Turismo do Porto e Norte de Portugal
– O presidente da Câmara é um entusiasta dos bombos e o grande animador da arruada!
A entrega da chave de S. Pedro marca, também, o arranque da preparação das festas concelhias, que decorrem entre 25 e 29 de junho.
#Felgueiras #ArruadadeBombos #FestasdeS_Pedro #ChavedasFestas
O projeto de paisagem protegida regional vai finalmente avançar com a publicação em DR para a discussão publica do plano e posterior aprovação.
Os três municípios abrangidos – Baião, Marco de Canaveses e Amarante – participaram na apresentação pública, que decorreu em Baião.
Cristina Vieira, presidente da associação de municípios do Baixo Tâmega, explica o que está em causa e sossega as populações que vivem naquele território.
#Aboboreira #SerradaAboboreira #PaisagemProtegidaRegional #Ambiente #Biodiversidade
Município de Baião Município do Marco de Canaveses Município de Amarante
Baixo Tâmega